
Estima-se que no Brasil até 2014 não haverão mais endereços IPv4 disponíveis, e antes disso Europa, Ásia e EUA também já terão esgotados seus estoques de endereços por completo.
Outro ponto importante é com relação a segurança, com o novo protocolo novos tipos de ataques e até mesmo alguns antigos voltaram e são necessárias uma série de ações para se proteger. Simplesmente ignorar o IPv6 torna sua rede vulnerável mesmo que você ainda não o utilize. Um atacante pode utilizar as novas funcionalidades do IPv6 para definir endereços IP para as máquinas de sua rede e com isso passar através de seu firewall já que ele trata apenas IPv4. Ou ainda pode explorar vulnerabilidades dos sistemas operacionais tornando sua rede indisponível!
O IPv6 não é apenas um “upgrade” no IPv4, para aumentar o número de endereços disponíveis, ele traz uma série de novas funcionalidades e muito do funcionamento foi modificado, quem ignorar isto e deixar tudo para a última hora com toda certeza passará por sérios apuros.
Mesmo implantando o IPv6 e com o total esgotamento do IPv4 não teremos um “desligamento” do antigo protocolo de um dia para o outro, este processo ainda levará um tempo para terminar, e neste período teremos o período de transição, onde IPv4 e IPv6 viverão mutuamente. Existem várias técnicas de transição e muitas ainda estão sendo desenvolvidas para atender todos os cenários possíveis. Apenas para citar algumas: Túnelamento 6in4, 6to4, NAT64, Pilha Dupla, dIVI e DS-Lite
Não perca mais tempo! Faça agora mesmo o planejamento da implantação do novo protocolo para sua estrutura, tornando o processo muito mais simples.
Faça como a UltraHost e se prepare para o futuro!
Sua conexão: