UltraHost

Firewall / VPN / Proxy

Firewall

Firewall é um quesito de segurança com cada vez mais importância no mundo da computação. À medida que o uso de informações e sistemas é cada vez maior, a proteção destes requer a aplicação de ferramentas e conceitos de segurança eficientes. O firewall é uma opção praticamente imprescindível.

Filtragem de pacotes

O firewall que trabalha na filtragem de pacotes é muito utilizado em redes pequenas ou de porte médio. Por meio de um conjunto de regras estabelecidas, esse tipo de firewall determina que endereços IPs e dados podem estabelecer comunicação e/ou transmitir/receber dados. Alguns sistemas ou serviços podem ser liberados completamente (por exemplo, o serviço de e-mail da rede), enquanto outros são bloqueados por padrão, por terem riscos elevados (como softwares de mensangens instantâneas, tal como o ICQ). O grande problema desse tipo de firewall, é que as regras aplicadas podem ser muito complexas e causar perda de desempenho da rede ou não serem eficazes o suficiente.

Este tipo, se restringe a trabalhar nas camadas TCP/IP, decidindo quais pacotes de dados podem passar e quais não. Tais escolhas são regras baseadas nas informações endereço IP remoto, endereço IP do destinatário, além da porta TCP usada.

Quando devidamente configurado, esse tipo de firewall permite que somente “computadores conhecidos troquem determinadas informações entre si e tenham acesso a determinados recursos”. Um firewall assim, também é capaz de analisar informações sobre a conexão e notar alterações suspeitas, além de ter a capacidade de analisar o conteúdo dos pacotes, o que permite um controle ainda maior do que pode ou não ser acessível.

Firewall de aplicação

Firewalls de controle de aplicação (exemplos de aplicação: SMTP, FTP, HTTP, etc) são instalados geralmente em computadores servidores e são conhecidos como proxy. Este tipo não permite comunicação direto entre a rede e a Internet. Tudo deve passar pelo firewall, que atua como um intermediador. O proxy efetua a comunicação entre ambos os lados por meio da avaliação do número da sessão TCP dos pacotes.

Este tipo de firewall é mais complexo, porém muito seguro, pois todas as aplicações precisam de um proxy. Caso não haja, a aplicação simplesmente não funciona. Em casos assim, uma solução é criar um “proxy genérico”, através de uma configuração que informa que determinadas aplicações usarão certas portas. Essa tarefa só é bem realizada por adminstradores de rede ou profissionais de comunicação qualificados.

O firewall de aplicação permite um acompanhamento mais preciso do tráfego entre a rede e a Internet (ou entre a rede e outra rede). É possível, inclusive, contar com recursos de log e ferramentas de auditoria. Tais características deixam claro que este tipo de firewall é voltado a redes de porte médio ou grande e que sua configuração exige certa experiência no assunto.

Razões para utilizar um firewall

A seguir são citadas as 3 principais razões (segundo o InfoWester) para se usar um firewall:

1 – o firewall pode ser usado para ajudar a impedir que sua rede ou seu computador seja acessado sem autorização. Assim, é possível evitar que informações sejam capturadas ou que sistemas tenham seu funcionamento prejudicado pela ação de hackers;

2 – o firewall é um grande aliado no combate a vírus e cavalos-de-tróia, uma vez que é capaz de bloquear portas que eventualmente sejam usadas pelas “pragas digitais” ou então bloquear acesso a programas não autorizados;

3 – em redes corporativas, é possível evitar que os usuários acessem serviços ou sistemas indevidos, além de ter o controle sobre as ações realizadas na rede, sendo possível até mesmo descobrir quais usuários as efetuaram.

Principais Benefícios

Baixo Custo de Propriedade: Não há necessidade de manter pessoas especializadas em segurança de redes minimizando assim os custos operacionais.

Alto Retorno do Investimento: É uma solução eficaz de segurança que reduz significativamente as ameaças baseadas em internet, minimizando assim os riscos no seu uso como forma de comunicação.

Melhor uso de recursos: Com a UltraHost cuidando do seu Firewall a sua equipe de TI pode se dedicar ao seu negócio em tempo integral.

Gerenciamento e Suporte: Vocêpode contar com a qualidade técnica da UltraHost 24x7x365 e assim sua empresa tem a garantia que é necessária para a continuídade dos seus negócios.

VPN

Uma VPN (Virtual Private Network) ou Rede Privativa Virtual é um tunel seguro e privativo, configurado entre dois ou mais equipamentos, geralmente usando a internet pública como meio de transporte para os dados, que irão trafegar com segurança dentro do tunel. Uma VPN permite que os equipamentos (PCs, Servidores, Impressoras) de locais remotos se comuniquem uns com os outros em um ambiente seguro.

As VPNs IP são uma solução eficiente e de baixo custo para interconectar localidades remotas umas as outras.

A Solução de VPN IP da UltraHost foi planejada para fazer uso vantajoso e seguro da internet e melhorar a produtividade do seu negócio.

Principais Benefícios

Baixo Custo de Propriedade: Não há necessidade de compra de equipamentos ou mesmo de manter pessoas especializadas em redes e segurança. Além de fornecer os roteadores, a equipe técnica da UltraHost cuida da implementação e configuração da VPN.

Escalabilidade: A adição de novas localidades a uma VPN pode ser uma tarefa complexa e demorada. Com as ferramentas de provisionamento da UltraHost novos pontos remotos podem ser criados ou excluídos facilmente, sem riscos para as demais localidades.

Flexibilidade: Qualquer tipo de acesso internet que esteja disponível pode ser utilizado, tais como conexões dedicadas, ATM, Frame-Relay, ADSL, rádio e até mesmo satélites para localidades de díficil acesso.

Retorno do Investimento: É uma solução eficaz de conectividade e segurança que reduz significatvicamente as ameaças baseadas em internet, minimizando assim os riscos no seu uso como forma de comunicação.

Melhor uso de recursos: Com a UltraHost cuidando da sua VPN a sua equipe de TI pode se dedicar ao seu negócio em tempo integral.

Gerenciamento da Rede: Com os sistemas de gerência da UltraHost monitorando sua VPN 24x7x365 a sua empresa tem a garantia que é necessária para a continuídade dos seus negócios.

Proxy

O Servidor Proxy é uma solução para otimização e controle do acesso à Internet. A solução oferece recursos de cache e filtros de conteúdo Web, garantindo um melhor desempenho da rede e permitindo que os usuários utilizem o serviço de forma eficiente e segura. O Servidor Proxy reduz os custos pela integração total da infra-estrutura da rede local, pelo suporte multi-plataforma e pela capacidade de gerenciamento centralizado. Permite controlar os usuários da rede bloqueando ou autorizando o acesso dos mesmos à sites da internet (sites eróticos, jogos, downloads, etc.).

Principais Benefícios

Baixo Custo de Propriedade: Não há necessidade de manter pessoas especializadas em redes e segurança. A equipe técnica da UltraHost cuida da implementação e configuração do seu Proxy.

Gerenciamento e Controle:Controle do que é acessado e por quem.

Melhor use de recursos:Redução da utilização de seu link de internet, reduzindo o trafego indesejado e priorizando o que realmente importa para sua empresa.

Maior segurança: Bloqueio automatico de certos tipos de arquivos antes mesmo de chegar ao computador do usuário interno.

Acompanhamento e Planejamento Através de relatórios diários é possível acompanhar o que está sendo acessado e fazer planejamentos de expanção quando necessário.

Não perca mais tempo, solicite um orçamento, entre em contato!